quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

God Jul


God Jul é Feliz Natal em sueco. Lembrando que a casa do Papai Noel é na Lapônia (região no norte da Escandinávia)! Por ter uma amiga casada com um sueco tive a sorte de passar muitos "Natais" suecos mesmo morando nos trópicos! As comidas são deliciosas e eu adorava as Pepparkakor (bolachinhas bem finas com um leve sabor de canela e em formatos variados), a bebida Glögg, uma mistura com vinho tinto e uvas passas (que lembram muito de longe nosso vinho quente), e o meu prato predileto: Janssons frestelse (batatas sauté com anchovas e molho branco), sem esquecer do caviar! Adorava apreciar os pratos enquanto ouvia sobre as antigas lendas desse povo cuja cultura eu aprendi a amar, respeitar e admirar. Sei que agora eles estão a 10 graus negativos, contra o nosso calor de dezembro, e me bate uma saudade e uma grande vontade de estar lá olhando a neve cair, como eles me descrevem...
Desejo um Feliz Natal para todos, e pricipalmente para aqueles que amo, mas estando longe não poderei abraçar!

Nenhum comentário: