segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fazendo as Malas

Ganhei de uma amiga, o livro Fazendo as Malas da Danuza Leão. Além de compartilharmos a mesma adoração pela autora (só me considero normal porque Danuza Leão existe!) entendemos 'viagem' exatamente como ela. O título é bem sugestivo, e é de longe o que mais gosto de fazer na minha vida. Ela começa o livro contando que em uma noite de insônia, assistindo 'O sol também se levanta' - inspirado em um de meus livros favoritos de Hemingway - sonhando estar na pele de Ava Gardner, ela decidiu que suas próximas férias seriam em Sevilha! Aproveitando a curta distância, uma parada em Lisboa, outra na sua cidade predileta - e de todos! - Paris e, porque não? Roma! Danuza, viaja da mesma maneira que vive sua vida: plenamente e com muito, muito charme! Tem a bagagem de já ter estado em cada lugar muito antes de toda gente, ter amigos aristocráticos e boêmios, e uma história, que daria uma coleção de muitos volumes. Ela relata cada rua, conta cada detalhe dos restaurantes, hotéis e bares, que é impossível não querer fazer o roteiro que ela descreve! Eu morei em Lisboa por 3 anos e nunca fui ao Tavares e nem sabia a localização da casa do Ramalhete! Nove vezes em Paris e nunca fui ao Chen Soleil d'Est - e sou louca por comida chinesa! Mas pelo menos já provei a 'bochecha de porco preto' - uma iguaria portuguesa descrita entusiasmadamente por ela! Viajar é algo que se faz com a alma, não só com o corpo! E poucos sabem!

Nenhum comentário: